terça-feira, 12 de abril de 2011

O aluno depende de mais do Google


O desafio do historiador é instruir a nova geração a ter o hábito de ler livros.

Para o historiador Robert Darnton, o livro é uma “máquina” antiga. E como rato de biblioteca que é, ama todo o tipo de leitura, e apesar de defender a nova tecnologia, digitalizando e tornando acessível pela internet o acervo da Biblioteca da Universidade, Darnton é um pouco pessimista e acredita em educar a nova geração a usar o livro, do modo como foi criado para ser usado.

Não que os textos digitais não tenham valor para o entrevistado, mas o prazer de folhear um livro, abrir um capítulo aleatório ou mesmo procurar algo no sumário, oferece ao leitor uma experiência que não é permitida com o Google e o mesmo não tem o poder de instigar, fazer o aluno pesquisar e se interessar pelo estudo. 
O hábito de leitura está se tornando cada vez mais raro, assim como as bibliotecas. Mas com o passar dos anos, as pequenas bibliotecas vão acabar se tornando pontos de encontro da comunidade e passarão a adquirir menos livros, enquanto as grandes servirão de centros de pesquisas para livros que nasceram digitais ou não.
Um grande desafio é preservar os conjuntos de produções intelectuais e informações de e-mails, sites e blogs, em Harvard há um projeto de armazenamento de toda a universidade. Além de jornais e revistas, que aos poucos entrarão para a era digital. O Google queria digitalizar tudo, mas foi processado pelo sindicado dos autores e das editoras.
Acredito que o grande problema do Google é não se interessar pelos livros como fonte de conhecimento, mas sim como fonte de dados. Caso o buscador feche, ninguém cuidará de seu acervo virtual, e obras se perderão se as bibliotecas não guardarem os originais. Porém, Darnton acredita que os livros acadêmicos serão híbridos, também com dados, links e material suplementar como áudio, vídeo e imagem, sendo mais convidativos, confortáveis e familiares para as crianças e jovens de hoje.
Tendo em vista as opiniões de Darnton, não acredito que no futuro as pessoas comecem a achar que o Google é a solução para tudo, apenas creio que ele vai ajudar em pesquisas rápidas, otimizar tempo e  fazer com que o usuário se torne mais dinâmico. E concluo que na nova geração haverá o hábito de leitura, pois o conhecimento não vai ser deixado de lado, apenas vai ser passado de um modo diferente.

Beeeijo

PS. Texto para a aula de Português para Comunicação :B #NERD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...